The Game Day

Escrito por Rodrigo Basso


      Aconteceu neste último domingo (18/11/2012) o"Dia do Jogo" no SESC de São Carlos. O evento foi realizado graças a parceria realizada com os colaboradores do SESC que acreditaram no projeto e deram espaço para que os jogadores de São Carlos pudessem se encontrar e passar um excitante domingo. A loja White Nerd foi responsável pela produção do evento, organizando as atividades do dia. Participaram mais de 
400 pessoas, entre jogadores, organizadores e curiosos que passaram pelo local para saber um pouco mais sobre RPG (Role Play Game), Cardgames (jogos de carta) e Boardgames (jogos de tabuleiro). O dia teve também o grupo de esgrima medieval, que montou uma arena no local para demonstrar lutas com diversas réplicas (feitas de material sintético) de espadas, escudos e machados, contando inclusive com a participação do público, o qual encenou verdadeiras batalhas campais na quadra do SESC.
      O evento contou com campeonatos de Magic, Pokemon Cardgame e um desafio de D&D, o jogo de RPG mais famoso do mundo. Contando todas as modalidades, foram quase 100 competidores que deram o máximo para ganhar as prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar. As generosas recompensas contaram com miniaturas, jogos de tabuleiro, livros de jogos e boosters de cardgames. Mesmos os que não ficaram nos primeiros lugares tiveram chance de ganhar prêmios nos sorteiros que ocorreram durante todo o dia. E aqueles que não ganharam nada material tiveram um dia pleno de diversão, inclusive os que compareceram na "Área Livre", onde os participantes tiveram a oportunidade de aprender diversos jogos de tabuleiro, cartas e RPG.
       Mas a principal vitória desse evento foi desmitificar o preconceito que existe com os amantes desses hobbies, que muitas vezes são taxados de nerds anti-sociais que se fecham em salas para se divertir. Quem compareceu no SESC neste domingo percebeu que esses passatempos pregam justamente o oposto da reclusão: são jogos altamente cooperativos e interativos, que estimulam o convívio em grupo. Quase todos os jogos precisam de pelo menos 4 participantes, formando grupos que muitas vezes levam à grandes amizades. Pergunte a qualquer jogador de RPG, Magic ou War e ele lhe dirá que tem pelo menos um amigo que fez durante essas partidas. E essa foi a ordem do dia: conhecer pessoas, de diversas idades, e se divertir, pois esse é o objetivo maior de qualquer jogo.
      No momento que o mundo do entretenimento se tornou tão virtual e eletrônico, iniciativas como o "Dia do Jogo" devem ser altamente incentivadas, demonstrando que é perfeitamente possível ter ótimos momentos com alguns (novos) amigos reunidos em torno de uma mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário